» I Simpósio Estadual de Guarda-Parques da APA da Fazendinha começa em Macapá
guyglodis learningwarereviews humanscaleseating Cheap NFL Jerseys Cheap Jerseys Wholesale NFL Jerseys arizonacardinalsjerseyspop cheapjerseysbands.com cheapjerseyslan.com cheapjerseysband.com cheapjerseysgest.com cheapjerseysgests.com cheapnfljerseysbands.com cheapnfljerseyslan.com cheapnfljerseysband.com cheapnfljerseysgest.com cheapnfljerseysgests.com wholesalenfljerseysbands.com wholesalenfljerseyslan.com wholesalenfljerseysband.com wholesalenfljerseysgest.com wholesalenfljerseysgests.com wholesalejerseysbands.com wholesalejerseyslan.com wholesalejerseysband.com wholesalejerseysgest.com wholesalejerseysgests.com atlantafalconsjerseyspop baltimoreravensjerseyspop buffalobillsjerseyspop carolinapanthersjerseyspop chicagobearsjerseyspop cincinnatibengalsjerseyspop clevelandbrownsjerseyspop dallascowboysjerseyspop denverbroncosjerseyspop detroitlionsjerseyspop greenbaypackersjerseyspop houstontexansjerseyspop indianapoliscoltsjerseyspop jacksonvillejaguarsjerseyspop kansascitychiefsjerseyspop miamidolphinsjerseyspop minnesotavikingsjerseyspop newenglandpatriotsjerseyspop neworleanssaintsjerseyspop newyorkgiantsjerseyspop newyorkjetsjerseyspop oaklandraidersjerseyspop philadelphiaeaglesjerseyspop pittsburghsteelersjerseyspop sandiegochargersjerseyspop sanfrancisco49ersjerseyspop seattleseahawksjerseyspop losangelesramsjerseyspop tampabaybuccaneersjerseyspop tennesseetitansjerseyspop washingtonredskinsjerseyspop
  • Compartilhe essa idéia:

» I Simpósio Estadual de Guarda-Parques da APA da Fazendinha começa em Macapá

Postado por Assessoria de Comunicação em 22/jun/2017 -

WhatsApp Image 2017-06-19 at 18.11.55

De 19 a 23 de junho está ocorrendo o I Simpósio Estadual de Guarda-Parques da APA da Fazendinha. O intuito do evento é reunir guarda-parques do estado e profissionais que atuam em projetos de conservação, para a discussão de temas como Manejo de Recursos Naturais Ecoturismo de Base Comunitária, Educação Ambiental e Gestão Participativa.

O Simpósio é uma iniciativa da ONG Crianças que Brilham, e tem apoio da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), da Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Semma-AP). Sidiane do Nascimento Silva, presidente da Crianças que Brilham, lembra que “o objetivo do simpósio é fortalecer o trabalho dos guarda-parques,  de uma maneira a incentivá-los a trabalhar com economia solidária, e reunindo com a comunidade para criar possibilidades de atividades com turismo sustentável”.

Essas discussões são fundamentais para a APA da Fazendinha. Essa Área de Proteção Ambiental é uma Unidade de Conservação estadual do Amapá, localizada na região metropolitana de Macapá. Por conta disso, a área vem sofrendo diversas pressões.  Para Arlison Kléber, da Ecam, “o Simpósio ajudará a fortalecer a gestão da APA da Fazendinha, trazer mais visibilidade para os guarda-parques e para o turismo sustentável que já ocorre na região”.

No primeiro dia de atividades do Simpósio, Arlison teve a oportunidade de apresentar as atividades de formação de guarda-parques que são oferecidas pela Ecam desde 2006 no estado.

As mais recentes edições do Cursos de Formação de Guarda-Parque ocorreram em 2015 e 2016. Além disso, ocorreu a primeira edição do Curso Guarda-Parque em 2017. Esse novo formato reuniu guarda-parques e gestores públicos para pensarem o planejamento de estratégias de conservação no estado. Essas ações são parte do projeto Capacitar para Conservar, que é resultado de uma parceria da Ecam com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). Tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS