» Ecam participa de 5º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas
guyglodis learningwarereviews humanscaleseating Cheap NFL Jerseys Cheap Jerseys Wholesale NFL Jerseys arizonacardinalsjerseyspop cheapjerseysbands.com cheapjerseyslan.com cheapjerseysband.com cheapjerseysgest.com cheapjerseysgests.com cheapnfljerseysbands.com cheapnfljerseyslan.com cheapnfljerseysband.com cheapnfljerseysgest.com cheapnfljerseysgests.com wholesalenfljerseysbands.com wholesalenfljerseyslan.com wholesalenfljerseysband.com wholesalenfljerseysgest.com wholesalenfljerseysgests.com wholesalejerseysbands.com wholesalejerseyslan.com wholesalejerseysband.com wholesalejerseysgest.com wholesalejerseysgests.com atlantafalconsjerseyspop baltimoreravensjerseyspop buffalobillsjerseyspop carolinapanthersjerseyspop chicagobearsjerseyspop cincinnatibengalsjerseyspop clevelandbrownsjerseyspop dallascowboysjerseyspop denverbroncosjerseyspop detroitlionsjerseyspop greenbaypackersjerseyspop houstontexansjerseyspop indianapoliscoltsjerseyspop jacksonvillejaguarsjerseyspop kansascitychiefsjerseyspop miamidolphinsjerseyspop minnesotavikingsjerseyspop newenglandpatriotsjerseyspop neworleanssaintsjerseyspop newyorkgiantsjerseyspop newyorkjetsjerseyspop oaklandraidersjerseyspop philadelphiaeaglesjerseyspop pittsburghsteelersjerseyspop sandiegochargersjerseyspop sanfrancisco49ersjerseyspop seattleseahawksjerseyspop losangelesramsjerseyspop tampabaybuccaneersjerseyspop tennesseetitansjerseyspop washingtonredskinsjerseyspop
  • Compartilhe essa idéia:

» Ecam participa de 5º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas

Postado por Assessoria de Comunicação em 29/mai/2017 -

WhatsApp Image 2017-05-29 at 13.33.31

Cincos dias de intensa discussão marcaram 5º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas. Lideranças e parceiros se reuniram em Belém, do dia 22 ao dia 26 de maio de 2017. A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) apoiou o encontro e também participou das atividades.

A parceria da Ecam com comunidades e associações quilombolas ocorre desde 2015. Em 2016, a Ecam acompanhou o primeiro ciclo de oficinas de mulheres, realizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Esses encontros promoveram o empoderamento feminino e a articulação de política com as comunidades. “Nossa participação aqui em Belém tem o objetivo de fortalecer essa relação que já vem sendo construída. Estamos caminhando junto com o Brasil Quilombola pelo fortalecimento de seu povo e em busca de tecnologias para gestão de seus territórios”, complementa Muryel Arantes, geógrafa da Ecam.

O tema do 5° encontro foi Terra Titulada: Liberdade Conquistada e Nenhum Direito a Menos. Dentro da temática geral, Grupos de Trabalho se debruçaram em discussões sobre Ancestralidade Quilombola, O Papel da Conaq, Territórios, Origens, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Protagonismo de Mulheres Quilombolas, Formação e Gestão, entre outros.

No encontro, a Ecam teve oportunidade de apresentar o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais. “Conversamos com os representantes da Conaq da Amazônia, para apresentar o programa e para viabilizar uma agenda de visita e capacitações para as comunidades. Uma grande necessidade das comunidades quilombolas é de discutir seus planos de gestão territorial e ambiental e ferramentas tecnológicas como o Google Earth e o Open Data Kit podem apoiar essas discussões”, comenta Meline Cabral, geógrafa da Ecam. Durante o encontro foram feitos contatos para iniciar a visita de apresentações e de capacitações nos estados do Amapá, Pará, Tocantins e Maranhão. A primeira visita será no Quilombo Frechal, no Maranhão, no mês de Agosto.

O Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais

Desde 2007 o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais vem apoiando povos indígenas, quilombolas e pequenos produtores nas práticas relacionadas ao uso sustentável de seus territórios.

Para ampliar o potencial dessa iniciativa, acaba de ser aprovado o projeto Comunidades indígenas e outros Atores Relevantes Melhor Protegem seus Territórios e Outros Recursos Naturais. O projeto terá quatro anos. Teremos oficinas para compartilhar conhecimentos sobre o Google Earth e o Open Data Kit (ODK) e assessoria técnica no uso das ferramentas. O projeto é possível graças ao apoio generoso do povo americano, por meio da USAID. A Ecam realizará o projeto, com a parceria do Google Earth Solidário.



COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS