» Após dois meses de atividades, guarda-parques avaliam ações na APA da Fazendinha
guyglodis learningwarereviews humanscaleseating Cheap NFL Jerseys Cheap Jerseys Wholesale NFL Jerseys arizonacardinalsjerseyspop cheapjerseysbands.com cheapjerseyslan.com cheapjerseysband.com cheapjerseysgest.com cheapjerseysgests.com cheapnfljerseysbands.com cheapnfljerseyslan.com cheapnfljerseysband.com cheapnfljerseysgest.com cheapnfljerseysgests.com wholesalenfljerseysbands.com wholesalenfljerseyslan.com wholesalenfljerseysband.com wholesalenfljerseysgest.com wholesalenfljerseysgests.com wholesalejerseysbands.com wholesalejerseyslan.com wholesalejerseysband.com wholesalejerseysgest.com wholesalejerseysgests.com atlantafalconsjerseyspop baltimoreravensjerseyspop buffalobillsjerseyspop carolinapanthersjerseyspop chicagobearsjerseyspop cincinnatibengalsjerseyspop clevelandbrownsjerseyspop dallascowboysjerseyspop denverbroncosjerseyspop detroitlionsjerseyspop greenbaypackersjerseyspop houstontexansjerseyspop indianapoliscoltsjerseyspop jacksonvillejaguarsjerseyspop kansascitychiefsjerseyspop miamidolphinsjerseyspop minnesotavikingsjerseyspop newenglandpatriotsjerseyspop neworleanssaintsjerseyspop newyorkgiantsjerseyspop newyorkjetsjerseyspop oaklandraidersjerseyspop philadelphiaeaglesjerseyspop pittsburghsteelersjerseyspop sandiegochargersjerseyspop sanfrancisco49ersjerseyspop seattleseahawksjerseyspop losangelesramsjerseyspop tampabaybuccaneersjerseyspop tennesseetitansjerseyspop washingtonredskinsjerseyspop
  • Compartilhe essa idéia:

» Após dois meses de atividades, guarda-parques avaliam ações na APA da Fazendinha

Postado por Assessoria de Comunicação em 25/fev/2016 -

20160223031735 (1)

Desde dezembro do ano passado a Associação de Guarda-Parques do Estado do Amapá (AGPA) trabalhou na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha, no município de Macapá.  A cada sábado foram desenvolvidas ações de educação ambiental, monitoramento e limpeza da área, por exemplo.

No dia 20 de fevereiro a ação foi articulada com a Campanha contra a Dengue. Os  guarda-parques abordaram os moradores da APA da Fazendinha em suas casas, distribuindo panfletos informativos, conversando e orientando sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Depois desses três meses de atividades, a AGPA aponta que houve “diminuição das queimadas, das pessoas com armas brancas. A caça e a pesca predatória diminuíram praticamente a zero”, aponta Richard Lopes Pinheiro, presidente da AGPA.

Esse trabalho é de caráter voluntário, resultado de uma parceria firmada com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Amapá (Sema- AP). A associação também pretende ampliar esse tipo de ação, mas precisa de mais parceiros e apoio para transporte, alimentação e material de campo.  “As nossas lutas como guarda-parques não são de hoje e nem de ontem. Seja de forma individual ou em grupos, cada ação desenvolvida nos encoraja a prosseguir na defesa do meio ambiente”, pontua o guarda-parque Cecílio Pereira.

Richard ainda acrescenta que “nosso trabalho na APA termina agora no final de fevereiro. Mas tenho certeza que a maioria dos moradores hoje sabe o que é ser guarda-parque. Serviu para saber quem somos, o que fazemos e porque fazemos isso”.

Em 2006 uma primeira associação já havia sido criada, mas chamava-se AGA. A partir de 2009 passou a se chamar AGPA. Ficou quase seis anos sem atividades, retomando as ações desde o ano passado. “A associação foi criada para dar suporte para os guarda-parques, no sentido de capacitação, materiais de campo, fazer parcerias com instituições governamentais e não governamentais”, conta Richard. A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) desenvolve desde 2005 cursos de formação de guarda-parque. A maior parte dos associados da AGPA participou dessas formações.

E desde 2015, a Ecam vem desenvolvendo o projeto “Capacitar para Conservar – Fortalecendo a Gestão de Áreas Protegidas no Estado Amapá”, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e  a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP), com apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Pelo projeto já foram realizados dois cursos de Formação de Guarda-Parques em 2015. Além disso, mais quatro serão realizados até 2017.



COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS